terça-feira, 27 de novembro de 2012

Tireóide, Hipertireoidismo, Hipotireoidismo...Que doença é essa?



Oiiê meu amores, como vão?!!! Venho dizer que estou péssima, já que minha tireóide não tem ajudado em nada!!! Exatamente isso, devido ao mau funcionamento da glândula tireóidica, meu organismo está completamente lento, lerdo mesmo. Não estou conseguindo emagrecer nem com a minha dieta dos pontos, rs, nada está resolvendo porque o inchaço continua, então resolvi dar uma fuçada sobre o assunto na net. Então resolvi postar para vocês a coletânea de informações que encontrei sobre essa glândula tão pequena em forma de borboleta e o que ela pode fazer com o nosso organismo.

O que é a tireoide?


A glândula da tireóide está localizada na base do pescoço, à frente da traqueia e logo abaixo da cartilagem tireoide (mais conhecida como pomo-de-adão). A glândula tireoide produz dois hormônios chamados de triiodotironina e tiroxina, mais conhecidos como T3 e T4, respectivamente. Esses hormônios são os responsáveis pelo metabolismo do corpo, ou seja, o modo como o organismo armazena e gasta energia.



1. Sintomas da tireoide | Sintomas do hipotireoidismo
A falta de hormônios tireoidianos (hipotireoidismo) diminui nosso metabolismo e causa os seguintes problemas: 

- Bócio (aumento do volume da tireoide).
- Astenia.
- Pele seca.
- Dor nas articulações.
- Síndrome do túnel do carpo (leia: SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO | Sintomas e tratamento)
- Constipação intestinal (prisão de ventre).
- Aumento do colesterol (leia: colesterol HDL, colesterol LDL e triglicerídeos).
- Alterações da menstruação.
- Ganho de peso.
- Intolerância ao frio.
- Perda de cabelo.
- Redução dos pelos da sobrancelha.
- Letargia.
- Edemas (Inchaços).
- Coma (em casos graves e não tratados).

2. Sintomas da tireoide | Sintomas do hipertireoidismo
Já o excesso de hormônios, chamado de hipertireoidismo, causa:

Proptose - sintoma do hipertireoidismo
- Bócio
- Excesso de suor.
- Intolerância ao calor.
- Proptose do olho (olhos esbugalhados).
- Palpitações e arritmias cardíacas.
- Perda de peso.
- Aumento da sede e da fome.
- Irritabilidade e ansiedade.
- Tremores das mãos.


A falta de tratamento para o hipotireoidismo pode trazer conseqüências bem mais graves do que a dificuldade de emagrecer e manter o peso..

Como o jogador de futebol Ronaldo , como todo o Brasil agora sabe, sofre de hipotireoidismo há quatro anos, e ainda não se tratou.

A falta de medicação adequada para o problema pode causar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como aterosclerose (entupimento das veias), infarto e insuficiência cardíaca.

Estima-se que 6% da população mundial tenha algum grau do distúrbio, de acordo com o endocrinologista João Roberto Maciel Martins, da Universidade Federal de São Paulo(UNIFESP).
"É muito mais comum entre mulheres, principalmente após a menopausa. A alteração pode aparecer de uma hora para outra, mas as manifestações são graduais."


fonte: Viva Saúde
fonte: Ciberdytie

Comente com o Facebook:

5 comentários :

  1. Muito interessante o post! Show de bola!
    Passa lá no meu cantinho também, vou adora sua visitinha! ;D
    Tenha uma ótima semana....
    http://adoraveisvicios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. flor já estou seguindo!
    uma graça seu blog
    e adorei o post, super interessante
    beeijos

    http://manualvessouza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. ooi, melhoras pra você querida. Muita boa essa iniciativa de falar sobre o assunto ;) Adorei .!
    Beijinhos .. obrigada pela visita .. seguindo aqui .
    Retribui ? http://bhulago.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. O assunto é sério!
    Se cuide!
    Passei para dizer que tenho selinhos para você lá no ajaqueandausando.blogspot.com.br
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi meu amor vim te conhecer atravez,da lista das BUS tbm sou uma BU,e ja me identifiquei com seu cantinho,A minha começou com Hipertiroidismo,minha tireoide queria trabalhar por milhares de pessoas,emagreci horrores,em 1 semana,perdi exatamente 15 kilos,fiquei muito mal isso em out/de 2011.Nossa ,nao sabia o que tava acontecendo comigo me apavorei,e tinha o inchaço,era visivel na minha glandula ,procurei um endocrinologista,ele me pediu vários exames,tendo o resultado em maos ja entrou com uma dose carregada de remedios,pq a minha tireoide tava muita acelerada,trabalhando muito rápido,dai fato ela esta trabalhando mais vagarosamente agora,já engordei o que tinha perdido,e mais uns kilos,nao consigo emagrecer de maneira alguma,mas eu estava ciente que de Hiper ,poderia se tornar um Hipotiroidismo,o que realmente aconteceu,ja fora abaixada a dose de remedios ,mas mesmo assim nao consigo emagrecer,mas vou levando até pelo fato que estou melhor assim,pq quando começou todos acharam que eu iria entra em depressao ,pois so chorava,mas nao para ,e dia apos dia, tem dias que to bem tem outros que nao estou tao bem ,mas vo levando,e procurando sorris sempre pois sorrir pra mim ainda é o melhor remedio,bjs querida se cuida e fica com Deus!!
    :)

    http://crocheraiodeluz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Achei e Bloguei - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados