sábado, 1 de dezembro de 2012

Halitose, Mau Hálito. O que causa e o tratamento adequado!

O que é Halitose? Por acaso alguém sabe o que significa? Pois bem, eu não sabia, pelo menos não sabia que o nome que se dava ao Mau Hálito era Halitose!! Exatamente isso. 

Halitose nada mais é que aquele odor desagradável que percebemos da boca ou também da respiração. É extremamente horrível o odor que sentimos quando estamos próximo à alguém que sofre de halitose!! Não é um problema de saúde mas, uma alteração fisiológica que muda o odor do hálito. 

Algumas causas da Halitose ou Mau Hálito:

Halitose Matinal: É aquela apresentada ao despertar, devido à redução do fluxo salivar durante o sono, que chega praticamente a zero. E pode ser eliminada com a escovação lingual, dos dentes, o uso de fio dental e soluções específicas para bochechos.


Distúrbios Estomacais: São comuns alterações no estômago causadas por tensão emocional, ansiedade e estresse. Sob a pressão do estresse há a redução de glicose no sangue, fazendo nosso organismo obter energia através da degradação de proteínas e gorduras, em vez dos carboidratos, que são excretados através dos pulmões e da saliva, gerando o odor.

Intervalo das Refeições: Ocorre a putrefação dos sucos pancreáticos, por causa de longos períodos sem comer. O intervalo longo entre as refeições diminui o fluxo salivar e cria depósitos de saburra na língua. A fome gera a queda de glicose no sangue — hipoglicemia —, agravando a halitose — problema que pode ser resolvido com a ingestão periódica de alimentos ou até mesmo de água.

  É preciso ter cuidado com a alimentação e, principalmente, com a higiene bucal. Evitar bebidas alcoólicas, fumo e medicamentos com cheiro acentuado. Comer de três em três horas e beber bastante água também reduz o mau hálito.O tratamento depende do tipo de halitose diagnosticada

Comente com o Facebook:

2 comentários :

  1. Olá Rytta, gostei muito do seu post, não sabia que existia vários tipos de halitoses. Parabéms! Gosto de blogs igual ao seu, que falam de tudo um pouco.
    :) Bjos

    ResponderExcluir
  2. Uma informação interessante sobre o tratamento da halitose. Ir a um especialista é essencial para o tratamento adequado do mau hálito. Saudações.

    ResponderExcluir

Achei e Bloguei - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados