sexta-feira, 12 de abril de 2013

História da vida real: Meu filho com seus limites e medos.


Oiiie, feliz sexta-feira para vocês. Bem, meu post de hoje tem um grande e bom motivo: meu filho e seus limites e medo. Entenderam? Não Ryttinha, dá pra explicar? Gente, simples: acordei com um email de meu marido enviando a matéria do site UOL, da qual você poderá ler na íntegra aqui

Ela faz referência à Capoeira ! Mas, o que tem à ver com o meu filho?! Resposta: tem tudo a ver, já que ele está no período chamado castigo, e, esse período tem uma duração ilimitada. Hã?! Exatamente isso, ele não pode assistir TV nem brincar com o tablet. Dois grandes castigos para uma criança de 06 anos, do qual o comportamento na escola está sendo questionado por professores, diretores, e etc.

João é um menino de 06 anos, o mais novo de tres irmãos e único varão da familia. Está cursando à primeira série e tem muita disposição para aprender e para se mostrar. E, é isso que está "pegando" no momento.
Didáticamente é perfeito, já que faz as lições de casa e aprende rápido o que a professora ensina pra ele. Porém, no quesito comportamento ele deixa à desejar e muito. Gosta de subir nas cadeiras, de cantar na sala de aula, de bater palmas, de dançar, e, principalmente de desfocar a atenção da professora ou dos outros para sí. Temperamento bom, sensível e carismático, João é um anjinho de asas, isso mesmo, de asas enormes ao ponto de querer voar, rs. 

Portanto, foi pensando em rasantes de voos como esses que João faz , que nos preocupamos em providenciar uma atividade física para ele. E, foi ai que entrou a Capoeira ! Reportagem do site da UOL, do qual reproduzo aqui com os devidos créditos. Vale à pena ler.

"É uma atividade física excepcional e pode ser praticada em qualquer espaço físico, trazendo benefícios como desenvolvimento da coordenação motora, da memória visual e musical, aumento do tônus muscular e equilíbrio", declara o pediatra Ricardo do Rêgo Barros, coordenador do grupo técnico Medicina Desportiva em Pediatria, da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria). Não há contraindicação para a prática, a não ser que a criança tenha alguma doença aguda (como viroses febris ou dengue) ou crônica não controlada (como diabetes e febre reumática). 

  • Conheça cinco benefícios da prática da capoeira

1- Desenvolve a coordenação

Aprender a cair, a levantar e a começar tudo de novo mostra para as crianças que, com equilíbrio e autoconfiança, elas conseguem executar movimentos sem ir parar no chão. "Com isso, trabalham a agilidade e o conhecimento do corpo, respeitando os próprios limites", diz Vinícius Heine. Para os maiores, a prática trabalha também o tônus muscular de pernas, braços, tronco e cintura.

2- Resgata a cultura

Durante as aulas, os professores contam histórias da cultura brasileira, que aumentam o repertório dos alunos sobre o país. "Envolvemos nas atividades personagens que fizeram parte da história da capoeira, como o capitão do mato (que tinha como principal atividade capturar escravos que fugiam), e contextualizamos em uma brincadeira de pega-pega, por exemplo. Tudo de uma forma lúdica. Também utilizamos instrumentos mais leves e menores, feitos com material reciclado e plástico, para que as crianças desenvolvam a musicalidade e cantem canções da capoeira e das brincadeiras de roda, uma linguagem que já conhecem", diz Vinícius Heine.

3- Aumenta a coragem de aceitar desafios

A timidez fica de lado para dar lugar ao jogo, à dança e ao tocar e cantar. Não há vencedores ou perdedores e, se errar, sempre se pode fazer de novo. O grupo se expõe com suas imperfeições e, se tiver medo de arriscar, não consegue fazer os movimentos. "É um jogo e não enfocamos a luta. Nas aulas, passamos valores e mostramos que não é para usar o que aprendeu em brigas de rua. Trabalhamos muito a disciplina, a organização e o respeito, além de valorizar a autoestima e a capacidade de aprender", diz Vinícius Heine.

4- Estimula a capacidade intelectual

"Por ser um jogo, permite o entrosamento com outras crianças, além de valorizar a memorização e análise dos movimentos, o que possibilita a aquisição de novas habilidades intelectuais e de convivência com seus pares", afirma o pediatra Ricardo do Rêgo Barros.

5- Transmite valores morais

Perante a roda, todos são iguais e devem conviver em harmonia, afinal joga-se capoeira em dupla. "A criança acaba sendo bem cuidadosa e sabe que se acertar o pé no parceiro pode machucar", fala Vinícius Heine. "Ensinamos que, quando um vai fazer, o outro tem de esperar a sua vez", diz Gladson de Oliveira Silva.

Comente com o Facebook:

16 comentários :

  1. oi miga, legal saber que a capoeira traz tanto beneficio. Muito informativo o seu texto.
    tbm, dizem q toda criança precisa de um esporte, de uma atividade que gaste energia...e energia eles tem de sobra, eu que o diga viu!!!
    bjs
    quatroestacoes.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiie, miga, é verdade, breve vc estará colocando Mylena tb. bjks

      Excluir
  2. otimo post!
    Lindo aqui!
    Adorei conhecer
    Vim pela agenda dos blogs...
    BjOs de Nana :)
    nanapinhoemcores.blogspot.com.br
    padrinhosdeumaflor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi FLor!!!

    Muito bom o post!!

    Também faço parte da Agenda dos Blogs!! Vi seu link e vim fazer uma visitinha!! Já estou seguindo a um tempinho!!

    Venha visitar o meu tb http://crochedadesi.blogspot.com.br
    Beijinhos

    Desi

    ResponderExcluir
  4. Muito legal Rytta! Acho que o esporte acrescenta muito na vida de qualquer pessoa, quando era pequena fazia muitas atividades, é super legal!

    Beijão
    Agenda Fashion

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiie, obrigado à todos pelos comentários. Bom domingo pra vocês. Bjkas

      Excluir
  5. Eu ainda não tenho filhos, mas acredito que a atividade física seja ela qual é muito benéfica para as crianças!


    Beijos mulher antenadíssima ♥

    ResponderExcluir
  6. Olá, Rita! Adorei o seu espaço. Não se preocupe com seu filho é muito normal meninos serem hiperativos. Por isso mesmo é excelente que você coloque ele em uma ou mais atividades físicas, conforme a necessidade. Judô é ótimo, pois eles adquirem confiança, disciplina, aprendem a respeitar as pessoas, entre outros benefícios. Já estou te seguindo no blog e curti também no Face. Estou com a página no Face também, gostaria que você fosse lá curtir e seguir: https://www.facebook.com/pages/%C3%89f%C3%A1cilserfeliz-Artesanais/120002958100957
    Beijo, Eunice Maria.
    http://efacilserfelizartesanais.blogspot.com.br/
    efacilserfelilz.artesanais@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. oii adorei o seu blog, além de ser muito lindo tem um conteudo exelente, parabéns, agora sou seguidora, depois me visita beijos..
    http://paradisedreamsonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Anônimo22:19

    Oi Rytta, adorei o post, quando mais nova fazia capoeira e gostava muito.

    http://simples-e-agradavel-bloog.blogspot.com.br/
    http://www.facebook.com/SimplesAgradavelBlog

    ResponderExcluir
  9. Oieee Rytta, td bem?

    Antes de mais nd, desculpa pela demora em lhe responder é que tenho que conciliar o Blog com um monte de coisas, tah, mais ou menos já lhe contei o problema da minha mãe...!!! Pois eh minha amiga é a pura verdade, td vez que alguém me fala que vai colorir os cabelos de vermelhos, falo logo pra pensar antes, pq se enjoar ou não gostar vai entrar na saga pra tirar o vermelho do cabelo, rsrs...pelo tempo que já tem vc já deve ter feito as luzes no cabelo, né? Quero ver sim como ficou, rsrs... tenho a impressão que deve ter ficado bom, pois acho que vc combina com o vermelho...!!! Comprei esse Kit de 24 Pigmentos na MyMakeShop, fica a vontade pra fazer o Post sobre eles tah, e qlq coisa estarei as ordens, ok...!!! Nossa meu filho se identificou demais com o João, rsrs... porém acabou de completar 2 anos, é super esperto aprende as coisas rápido, o único problema dele é o comportamento, igualzinho o João, adora subir nos armários, sofá, cama, vive abrindo a geladeira, tem que ficar de olho nele 24hs por dia, vive caindo, se machucando, estou ficando loucaaaa.... e cheia de cabelos brancos já... Vou procurar uma academia que dê aulas de Capoeira o mais rápido possível, kkkk...!!!!

    Bjkasss....

    Curtiu, curtiu??? Então curta!!!
    https://www.facebook.com/pages/Blog-Graziela-Freitas-Makeup/142154245933833?ref=hl
    https://www.facebook.com/GrazielaConsultoraIndependenteMaryKay?ref=hl

    http://www.grazyfreitasmakeup.com.br/2013/04/comprinhas-de-marco.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiie, minha linda, que bom hem !!! Mas, você é um charme com seus "Hair Red", é sua marca registrada

      Excluir
  10. Oi flor adorei o post, sabe que tenho um bebe que e um sapequinha, adoraria colocar ele na capoeira mas como vivo fora aqui nao tem, que raiva amiga mas vou colocar ele no Judó esse ano começa em setembro as aulas. beijos ta sumida anjo to sentindo sua falta. nos leemos

    ResponderExcluir
  11. Anônimo13:12

    Ótima terça-feira Rytta.
    http://simples-e-agradavel-bloog.blogspot.com.br/
    http://www.facebook.com/SimplesAgradavelBlog

    ResponderExcluir
  12. Kkkkk... João me lembra muito eu mesma quando tinha essa idade... Um anjinho de asas enormes! Kkkkkk
    Rytta, tu conhece o blog de Simone Bastos? Amooooo!! Ele também fala de comportamento e acho que vc vai gostar muito, se ainda não conhece. É o www.simonebastos2007.com.
    Bjos!!
    www.lendoodia.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiie amiga, nós temos nossos segredos revelados agora, poxa!!!!!!! Eu era pior que tu, kkkkkkkkkk. Subia nos telhados, nos muros, uma verdadeira moleca!!!! Autêntica maloqueira!!!!!kkkkkkkk.
      Sim, flor, conheço o blog dela sim. É muito bacana. Bjkas

      Excluir

Achei e Bloguei - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados