domingo, 24 de fevereiro de 2013

TPM, suas crises, angústias e sintomas.

Photobucket

Nada faz sentido e ao mesmo tempo tudo faz. De repente me sinto tão sozinha, e, ao mesmo tempo desconsolada, desolada, deseserada e triste. Mas, e agora? Nunca fui deprê, nunca fui essa pessoa sem sentimentos e vazia, nunca fui alguém perdida e nunca me desesperei à esse ponto. Portanto, qual o meu problema? TPM!!!! 

Pesquisa feita num presídio feminino dos EUA mostrou que 50% das presas cometeram os delitos fatais durante o período pré-menstrual. Entre as que provocaram acidentes de trânsito, 52% estavam na mesma situação. Os juízes são até mais benevolentes com as mulheres criminosas quando elas alegam TPM, e há mesmo que dar um desconto, porque tem dias em que a gente fica doida, prontinha para rosnar e morder (no mínimo).

Há casos em que os sintomas aparecem quinze dias antes e outros apenas um ou dois dias antes da menstruação. Quando esses sintomas não desaparecem com a menstruação, não se trata de TPM. Doenças psiquiátricas, como depressão, ou clínicas, como dor de cabeça crônica, podem piorar nesse período.

Photobucket

A principal causa na mudança de humor está associada à produção de serotonina. Esta substância atua sobre o humor de todas as pessoas, e nas mulheres oscila de acordo com o período menstrual. Um nível alto de serotonina é um passaporte para a felicidade e a alegria. Um nível baixo provoca mau humor e vontade de comer doces e massas. No período menstrual os hormônios femininos reduzem a produção de serotonina. Essa redução explica os sintomas psíquicos, enquanto os sintomas físicos resultam das alterações hormonais em si.

Existem três fatores que explicam porque algumas mulheres sofrem tanto nesse período e outras não. O primeiro fator é hereditário: aquelas cujas mães apresentam TPM têm maior probabilidade de desenvolver a síndrome.

O segundo é o fator situacional. A mulher pode estar atravessando uma situação de vida difícil, como doença na família, divórcio, pressão no trabalho, dificuldades econômicas. Nesses casos o nível de serotonina, que já deve estar baixo, cai mais ainda na segunda fase do ciclo menstrual. O terceiro é o fator endógeno. Há mulheres mais sensíveis a mudanças hormonais e outras nem tanto.

Um diagnóstico correto permite à mulher preparar-se melhor para o período e combater os sintomas dessa síndrome. O auto-conhecimento é muito importante para ter um bom desempenho profissional, social e familiar. Se os hormônios mudam o humor, e já se sabe em que dias isso ocorrerá, é possível ter mais controle sobre a situação. Saber controlar-se é muito importante e a TPM não deve servir de desculpa, pois quem sofre com ela precisa de tratamento.

Comente com o Facebook:

10 comentários :

  1. Adorei o post amiga, eu tbm ficava assim mas depois que ganhei o Gabi acabou tudo nao tenho nem colicas mas. beijos flor nos leemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiie minha flor de Ludy, comigo tb foi assim, rs. Bjkas no seu heart my frient!!!

      Excluir
    2. Olá boa noite!!!

      Amiga faço parte das BU e gostaria de te convidar a seguir meu cantinho: www.profetizandotudoposso.blogspot.com.br , caso lhe interesse virei te seguir,ok?

      Saudações de paz e feliz semana !

      Excluir
  2. Muito interessante a postagem,pois essa TPM é realmente algo terrível (e eu infelizmente sofro com isso)...
    Bjus

    http://blogluminoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii florzinha, tudo bem? Sei bem o que é isso viu. Assim como a Ludy, minha tpm diminuiu bastante depois da gravidez. Mas, não nos livramos nunca dela, rs. Bjkas

      Excluir
  3. Anônimo14:47

    Tpm é uma coisa muito chata que acontece com mulher, parece que é algo para testar agente com os homens hahahaha.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante o post, eu fico super chata na tpm heheh, beijos!
    http://islary34.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. nossa miga,, interessantissimo sua postagem, adorei! nossa, principalmente a parte onde falam dos crimes cometidos pelas mulheres e a maioria estava na tpm....realmente é de espantar! é duro mesmo ser mulher viu...bjs
    (www)quatroestacoes.blog.br

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Sou do Portal de blogs Teia, um agregador de blogs de qualidade, gostaria de te convidar a divulgar seu blog em meu portal, é grátis e não necessita cadastro.
    Gostei muito do seu blog e acredito que se encaixa em nossos requisitos.
    Se interessar é só nos fazer uma visita.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Gostei do post. Muito legal mesmo. TPM é muito chato :/
    Beijos,
    sonhosde-primavera.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Achei e Bloguei - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados