terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Doença Celíaca: conheça os sintomas e causas!!!


A doença celíaca não é popularmente conhecida por seu nome, porém uma série de pessoas apresenta este tipo de complicação em seu organismo mesmo sem dar-se conta do problema.

A atriz Isis Valverde é celíaca e descobriu a alergia aos 19 anos de idade quando começou a sentir os sintomas
A complicação manifesta-se em um paciente com intolerância à determinada substância: o glúten, sendo que esta é uma proteína que pode ser encontrada principalmente no trigo, além de outros alimentos que também envolvem, em sua composição, o glúten, assim como: aveia, cevada, centeio, massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos e alguns outros doces que podem entrar nesta lista, fazendo com que aqueles que apresentam tal intolerância devam verificar embalagens e sua composição.

O principal sintoma da doença celíaca é a diarreia, fazendo com que o paciente em questão perca a gordura por meio das fezes, assim como o vômito que também está presente, gerando, gradativamente, a diminuição na balança.

O inchaço nas pernas também é um dos sintomas da doença celíaca, sendo que é possível constatar, também, a anemia por meio da perda de peso, assim como alterações na pele, unhas quebradiças, queda de pelos (tal como de cabelos), diminuição da fertilidade de homens e mulheres, alterações no ciclo menstrual e até mesmo desnutrição.

Tratamento da Doença Celíaca:



Frutas e legumes são ideais para sua dieta

Para que a doença celíaca possa ser curada, sem que continue afetando a vida de um paciente, é necessário investir em seu tratamento, sendo que o mesmo baseia-se no desenvolvimento de uma dieta especial sem quaisquer alimentos que possuam glúten, assim será possível eliminar o causador do problema. 

Evitar a ingestão de produtos em embalagens fechadas e fora de casa é uma boa estratégia para combater o mal. "Opte por alimentos de procedência conhecida e procure comer legumes simples, frutas, carne, peixe, ovos e arroz. Esses alimentos são naturalmente sem glúten"

Com a retirada do glúten, os sintomas irão desaparecer, porém é necessário que os pacientes continuem mantendo a dieta mesmo após cessar os sintomas, fazendo com que seus costumes e hábitos devam mudar completamente, seguindo um cardápio regrado por toda a vida.

Cardápio Anti-Glúten de Isis Valverde:
Dieta de um dia elaborada por Carla Cotta. É ela quem cuida não apenas da alimentação da atriz quando esta precisa enxugar, mas também dá dicas e receitas sem glúten para a atriz .

Café da manhã

- 200 ml de suco de abacaxi com capim-limão
-­ 1 minitrouxinha de tapioca recheada com cottage ou queijo branco magro

Lanche da manhã

- 1 fatia de mamão papaia salpicada com canela
- 2 castanhas-do-pará

Almoço

- ­Salada colorida (de preferência orgânica)
- 1 posta média de peixe assado com manjericão
- 1 batata-doce pequena assada
- 3 col. (sopa) de couve refogada

Lanche da tarde I

- 4 ovos de codorna
- 300 ml de suco de manga com capim-limão

Lanche da tarde II

- 1 pote de iogurte

Jantar

- Salada de feijão-fradinho feita com 3 col. (sopa) de feijão e hortaliças variadas
- 1 omelete feita com 2 claras e 1 gema
- ½ prato de legumes ao alho (brócolis, abobrinha e berinjela)

Ceia

- 1 xíc. de chá de camomila


Fonte de imagens:Google , Revista Corpo a Corpo

Comente com o Facebook:

2 comentários :

  1. olha, eu sabia que pessoas podiam ser alergicas ao gluten, mas nao sabia que chamava doença celiaca rsrs
    obrigada pelas informações, adorei o post. bjs
    quatroestacoes.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiie, pois é miga, é esse sim o nome da "intolerância ao glúten". Recentemente descobri que também sou portadora. Agora é cuidar bem com as dietas e muita atenção à alimentação. Bjkas

      Excluir

Achei e Bloguei - Copyright © 2016 - Todos os Direitos Reservados